Saído do forno

07/10/2010




















Mais do que o croché ou o tricot, a culinária foi a arte que cá em casa mais passou de mãe para filha ao longo das gerações. Eu, para além de todas as coisas que aprendi com a minha mãe e avó na cozinha gosto imenso de fazer experiências.. 
O pão é uma das coisas que me transporta para a infância, para os sábados à tarde em casa da minha avó em que havia broa de milho acabadinha de sair do forno como só ela sabia fazer e que eu comia com manteiga ainda a queimar os dedos (ela fazia uma mini broa só para mim).. os anos foram passando e com eles a força e a saúde da minha avó e ela teve que deixar de fazer pão sem que antes eu pudesse aprender.

De uns tempos para cá, em alguns dos blogs que leio habitualmente as pessoas têm feito pão em casa (de trigo e não de milho) e o desejo de voltar a ter pão acabado de sair do forno voltou. Então fiz algumas pesquisas de receitas, fui ao supermercado à procura de farinhas para pão e meti as mãos na massa..

Como era a primeira vez que fazia pão dei preferência àquelas farinhas prontas para pão normalmente usadas nas maquinas de fazer pão mas que eu usei no forno. A farinha é da marca Avó Rosa e o pão: Pão Rústico. É só juntar agua morna, amassar, deixar levedar e levar ao forno. O resultado foi o que se vê na foto.  

Da próxima vez vou experimentar este.

1 comentário:

  1. yummy!

    Também adoro fazer experiências na cozinha e pão... adoro! Pão e broa :)
    Um dia também hei-de experimentar em casa, fiquei com vontade!

    ResponderEliminar